x
Login

Simulado do detran online 2021

Dicas de trânsito: para um trânsito melhor e mais seguro

Dicas de trânsito: para um trânsito melhor e mais seguro

Se você vai tirar sua Carteira Nacional de Habilitação, ou já é motorista ativo, com certeza, sempre é bom lembrar de algumas regrinhas que permitem ter uma postura adequada no trânsito.

Se você vai tirar sua Carteira Nacional de Habilitação, ou já é motorista ativo, com certeza, sempre é bom lembrar de algumas regrinhas que permitem ter uma postura adequada no trânsito.

 

Até porque dirigir de forma segura e defensiva salva vidas, evita multas e acidentes, de modo geral.

 

Então, estar bem preparado ao pegar um carro e sair pelas ruas é essencial e pode fazer a diferença em muitas áreas de sua vida.

 

Por isso, leia este artigo para ver dicas de trânsito: para um trânsito melhor e mais seguro. Combinado?

 

 

Por que dirigir com responsabilidade é importante?

Porque é responsabilidade de todos manter o trânsito melhor e mais seguro, só reclamar não adianta, então cada um deve fazer sua parte.

 

A principal causa de acidentes é porque os motoristas não obedecem às regras de trânsito ou a legislação; e não fazer isso pode render multas pesadas e você até pode ficar com sua CNH suspensa.

 

Ter bom senso e respeitar as regras de trânsito e os demais motoristas é essencial. Então, se você ainda tem pouca experiência no trânsito, vai gostar de ler este conteúdo.

 

Pois se você estiver dando os primeiros passos no trânsito, verá algumas dicas aqui que são essenciais.

 

Dicas de trânsito: para um trânsito melhor e mais seguro

 

Vamos conferir uma a uma?

 

1- Os carros maiores cuidam dos menores

Essa regra não é conhecida de todos. Sabendo disso, quanto maior for o carro que você estiver dirigindo, mais deve ficar atendo aos menores.

 

 

2- Não responda a provocações

Lembre-se de uma regrinha básica de convivência: gentileza gera gentileza. Portanto, saiba que quando alguém o agredir com palavras de baixo calão no trânsito, respire fundo e busque não responder à altura.

 

Seja gentil, pois isso fará com que o outro mude sua postura.

 Dicas de trânsito: para um trânsito melhor e mais seguro

 

3- Se você for um motorista iniciante

Bem, todos foram ou serão motoristas iniciantes um dia. Então, quando começamos a dirigir, é normal recebermos críticas, pois é um processo novo em nossa vida e ficamos algumas vezes inseguros.

 

Mas ao receber alguma crítica enquanto estiver dirigindo, não desanime e mantenha a calma. As provocações em geral devem ser ignoradas e mantenha sempre o princípio da gentileza.

 

Quando você é um motorista iniciante, é normal prestar mais atenção no seu carro e na sua conduta como motorista do que nas placas de sinalização, mas isso deve ser evitado.

 

Mantenha um olhar atento e abrangente, observe e respeite as placas de sinalização para sua segurança e de todos os outros.

 

 

4- Regras para dias de chuva

Para um trânsito mais seguro para todos, em dias de chuva redobre sua atenção.

 

Por exemplo, mantenha os limpadores de para-brisa sempre conservados. Eles devem ser trocados uma vez por ano.

 

Os pneus do seu carro devem estar conservados e os freios devem estar em bom estado. Peça alguém para conferir, ou revise seu carro antes do período chuvoso.

 

E não esqueça de ligar os faróis em dias de chuva, pois eles melhoram muito a visibilidade na hora de dirigir.

 

Mas se mesmo assim as condições estiverem ruins, o certo é parar o carro e aguardar as condições melhorarem para seguir com o trajeto.

 

 

5- Sinalize ao dirigir

Muitos que estão inexperientes no trânsito costumam não sinalizar corretamente enquanto dirigem. Por exemplo, o uso correto de setas permite os outros motoristas saberem o que você fará ou onde vai virar.

 

E, isso evita acidentes. Então, lembre-se de sinalizar enquanto dirige, pois ao parar o seu veículo bruscamente e sem sinalizar, isso pode gerar um grave acidente e você não quer isso.

 

 

6- Atenção aos equipamentos de segurança

O cinto de segurança salva vidas, mas mesmo assim, muitos motoristas insistem em não fazer uso dele. Mas você deve fazer uso dele e ainda pedir aos passageiros que use, pois isso deixa sua viagem mais segura e ainda evita multas pesadas.

 

Se você for também pilotar uma moto, lembre-se do capacete e da roupa adequada para você e o passageiro.

 Dicas de trânsito: para um trânsito melhor e mais seguro

 

7- Revisões periódicas

Não estar atento às revisões de seu carro pode te trazer sérios problemas, pois o carro pode até te deixar na mão em um lugar de difícil acesso.

 

As revisões periódicas no seu carro são essenciais para que você faça viagens mais seguras. Procure ter certeza que seu carro está sempre em boas condições de circular pelas vias públicas.

 

Pois as revisões periódicas evitam um imprevisto e te deixa mais seguro ao dirigir.

 

 

8- Cuidado com os ciclistas

A distância mínima do seu carro para os ciclistas é de 1,5m de modo a prezar pela segurança de todos.

 

Gostou de nossas dicas?

 

Enfim, no post de hoje você viu dicas de trânsito: para um trânsito melhor e mais seguro.

 

Agora que você está mais preparado para dirigir de forma defensiva, com certeza, vai evitar maiores problemas

 

E aproveite para conhecer nosso Simulador Detran e fique mais seguro e preparado para tirar sua CNH mais rapidamente. Acesse agora!

Olá, deixe seu comentário para Dicas de trânsito: para um trânsito melhor e mais seguro

Enviando Comentário Fechar :/